Pular para o conteúdo principal

Seja consciente!


PERDEU A COMANDA NA BALADA?? CONHEÇA SEUS DIREITOS!!!

Um caso recorrente: a pessoa sai para se divertir em uma danceteria (boates/barzinhos) e, de repente, não encontra a comanda que lhe foi entregue na entrada para registrar a despesa. O que fazer? Aprenda a se proteger. 

REPASSE PARA SEUS FILHOS, AMIGOS, POLICIAIS, SEGURANÇAS, DONOS DESSAS CASAS, ETC. Pois talvez eles desconheçam a LEI.


Às vezes, pode ter sido uma simples displicência de alguém que, sem querer, perdeu a comanda, assim como pode ter havido um premeditado furto do cartão por pessoas de má-fé. Isso é comum, pode acontecer com qualquer um de nós ou com nossos amigos (está sendo examinado um caso de extravio real). Porém, para o dissabor de quem teve sua comanda extraviada, o estabelecimento IMPÕE como condição para que o consumidor saia do local o pagamento de uma multa altíssima, que, em algumas casas noturnas, chega a R$ 400,00.

Desde já, vale esclarecer:
NÃO existe lei que obrigue quem perdeu a comanda a pagar uma quantia a título de multa ou taxa. Isso é pura extorsão. A cobrança de multa pela perda de comanda é um abuso e é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor. É obrigação do prestador de serviços vender fichas no caixa ou ter um sistema eletrônico de controle sobre as vendas de bebidas e comidas dentro de seu próprio recinto.

SE A CASA NÃO TEM UM CONTROLE SOBRE O QUE FOI VENDIDO, NÃO PODE EXPLORAR O CLIENTE, pois, em direito do consumidor, o ônus da prova é sempre do comerciante ou prestador de serviços. Porém, a realidade do mercado revela verdadeiros atentados contra os direitos do jovem consumidor que sai à noite para se divertir. Ao exigir a cobrança desta espécie de taxa, os responsáveis pelo estabelecimento invariavelmente acabam cometendo crimes contra a liberdade individual do cidadão. Levam a pessoa para "quartinhos" ou "salas separadas" e passam a intimidá-la através de seguranças brutamontes.

Insistir nessa prática extorsiva é considerado constrangimento ilegal (Art. 146 do Código Penal), pois constranger alguém mediante violência ou grave ameaça para fazer o que a lei não manda (pagar uma multa extorsiva) é crime, podendo o gerente e o dono do estabelecimento serem presos e condenados à pena de detenção, que varia de 3 meses a 1 ano. Em alguns casos, a coisa fica até mais grave, pois o consumidor que perdeu a comanda é impedido por seguranças de deixar a casa se não pagar a tal taxa abusiva. Isso é um absurdo e é considerado crime de seqüestro e cárcere privado (Art.. 148 do Código Penal), que prevê pena de prisão de 1 a 3 anos ao infrator.

Nesses casos extremos de crimes contra a liberdade individual, o cliente tem que ser intransigente: deve pagar apenas o que consumiu ou discar 190 e chamar a polícia imediatamente para registrar queixa contra seus ofensores. Agir passivamente neste caso é causar um prejuízo à sociedade... está beneficiando os infratores. Lembre-se, portanto, que exigir o pagamento de multas altíssimas para quem perdeu sua comanda é considerada prática abusiva (e consequentemente ilegal), pelo Código de Defesa do Consumidor e deve ser denunciada ao órgão competente.

DEFENDAM-SE E REPASSEM PARA ACABARMOS COM ESSA TRANSGRESSÃO 



SÓ NÃO VÃO FICAR DE SACANAGEM RASGANDO COMANDA E RATIANDO POR AÍ.. CONSCIÊNCIA PESSOAL!!!! VAMOS PAGAR SOMENTE O QUE CONSUMIMOS, NEM MAIS E NEM MENOS!!!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semancol

Giria derivada de outra: "se mancar" que, por sua vez, se refere à capacidade de se dar conta de algo, aperceber-se de determinada situação e, assim, agir de maneira a não cometer gafes ou criar algum desconforto, mal-entendido ou constrangimento em relação a pessoas ou fatos. A formulação da palavra "Semancol" se aproveita da terminologia de vários medicamentos para agregar a ela um sentido de remédio para a cura da falta de percepção, inteligência ou capacidade de agir adequadamente de acordo com determinadas situações. Medicamento pode-se ser adquirido em cápsulas ou XAROPE...  Tem gente por aí  que precisa tomar de 4 em 4 horas... Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Simancol

Preço de uma amizade

Hoje de manhã fui à venda para comprar uma amizade. Pedi que fosse de mais ou menos 10 anos e que tivesse um amor platônico envolvido nisso. O vendedor me perguntou que tipo de amizade eu queria: Se era de infância, de colégio, faculdade ou de bairro. Não soube o que responder, só queria uma amizade mesmo. Quando olhei para a prateleira e vi aqueles lindos olhos redondos, com um ar de piedade, pensei: “Hummm interessante, serei o centro das atenções”. Olhei para o outro lado e vi aquele corpo friamente esculpido, do jeito que o diabo gosta, pensei: “Amizade colorida é legal, sem compromisso, só com interesse físico”. Olhei para o outro e não vi nada que me agradasse, pensei: “júuura que coisa sem sal…”. Foi uma luta. Comecei a pensar nos prós e nos contras. Por piedade, acho que não iria funcionar. Ia ser algo muito monótono. Choros na hora dos desabafos, ligações pós frustrações, visitas inesperadas, finais de semana “perdidos” em meio aos “programas de índio”, passeios co...

Aprenda os plurais!

Antes de qualquer coisa... Esse meu post é uma brincadeira, é claro. Não representa a minha opinião pura, mas sim o esteriótipo e a caricatura de certas classes/nacionalidades... E TUDO BRINCADEIRA.. ;D 1 médico=um doutor 2 médicos=uma cirurgia 3 médicos=uma clínica 4 médicos=uma putaria 1 advogado=um doutor 2 advogados=um escritório 3 advogados=uma reunião 4 advogados=uma quadrilha 1 arquiteto=uma bicha 2 arquitetos=uma bicha e um carnavalesco 3 arquitetos=uma bicha, um carnavalesco e um cabeleireiro 4 arquitetos=uma festa gay 1 carioca=1 surfista 2 cariocas=2 surfistas 3 cariocas=1 boca de fumo 4 cariocas=um arrastão 1 gaúcho=um xirú macho, tchê 2 gaúchos=uma briga de faca 3 gaúchos=um rodeio 4 gaúchos=uma revolução 1 baiano=um escritor famoso 2 baianos=uma luta de capoeira 3 baianos=um grupo de axé 4 baianos=um terreiro de macumba 1 paulistano=uma micro-indústria 2 paulistanos=uma indústria de médio porte 3 ...